1) O que é o Eneagrama?

É um sistema que existe há 4.000 anos, muito preciso e que descreve os padrões de comportamento do Ser Humano.
Mostra os pontos cegos de sua personalidade, seus vícios psicológicos e o mais importante, ensina como devemos agir para neutralizar, e assim, termos PROSPERIDADE e PAZ DE ESPÍRITO.
É construido em cima de leis Universais, Lei de 3 e Lei de 7, que é considerado número sagrado.

 

2) Para que serve o Eneagrama ?
É um mapa que mostra caminhos possíveis da evolução de nossa consciência, ou seja, da superação de nossa personalidade dos vícios psicológicos adquiridos na infância.
Vem se tornando conhecido por muitas pessoas e aplicado com sucesso por pessoas, grupos e importantes organizações. 
Quando bem aplicado, este sistema promove aceitação própria e aceitação mútua e orienta pessoas em seus caminhos de desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual.


 

3) Onde posso usá-lo ? 
Quando você descobre o vício psicológico de seu Eneatipo, você passa a observar o comportamento de sua personalidade, portanto você passa ver o mundo de forma diferente, a viver diferente, você se torna uma pessoa melhor e mais prospera. Portanto onde você estiver você o utiliza.


 

4) O que é um vício psicológico ?
É uma estratégia que seu subconsciente adotou na infância entre 4 e 7 anos, para agradar seus pais e ser aceito pela sociedade, no entanto você cresceu, amadureceu e continua usando inconscientemente a mesma estratégia. Por este motivo não conseguimos ser nós mesmos, sermos autênticos em nosso ser.

 


5) Resolve conflitos pessoais ? 
Sim, pois compreendemos que a estratégia que o outro adotou na infância as vezes é diferente da minha.
Passo a aceitar o modo diferente das outras pessoas pensarem, sem precisar concordar, simplesmente, entendo. Como sempre digo, "passarinho come alpiste, jacaré come carne, bode come capim" é isso.

 


6) O que significa Lei de 3 e Lei de 7 ?
O Eneagrama é algo metafísico, é necessário bastante estudo sobre ele para começar a entender isso. Porém eu não preciso saber como funciona o motor de carro para usá-lo. Assim é com o Eneagrama.

 

Pequena Explicação:
Lei de 3 é a Lei de criação do Universo, todo é baseado em três: -ativo, positivo, neutro- grande, médio, pequeno - Pai, Filho, Espírito Santo - Altura, Largura, Comprimento, nosso cérebro, Reptiliano, Talâmico e Neocórtex.
Lei de 7 é a lei de funcionamento do Universo, 7 dias da semana, 7 cores do arco íris, 7 notas musicais, 7 planetas, 7 mares, 7 camadas do átomo, 7 dias da fase da lua, etc. etc.
Mostra qual a função de cada eneatipo.

 


7) O que é Eneatipo ? 
O Eneagrama mostra os 9 padrões de comportamento possíveis, é baseado nos 7 pecados capitais + o medo e a vaidade. 
Quando estudamos o Eneagrama descobrimos qual vício psicológico adotamos na infância e ele tem como cerne o pecado capital.

 


8) Não é perigoso rotular as pessoas ?
Não tem como rotular, pois se você estudar com carinho o Eneagrama, você rapidamente descobre o padrão de comportamento da outra pessoa, é claro, visível. 
Portanto seria como olhar para o céu e dizer ele é azul, isso não é um rótulo é um fato.

 


9) Vou ganhar mais dinheiro se fizer o Eneagrama ?
Sim. 
Você descobrir como você funciona e como neutralizar seu vício psicológico, vai aprender a ter mais consciência do que está fazendo, vai estar mais presente, portanto não vai ser influenciado tão facilmente.
Além de ganhar mais dinheiro vai obter PAZ ESPIRITUAL, para você e sua família, pois seu comportamento vai influenciar que está perto de você.

 


10) Resolvo conflitos internos ? 
Com toda certeza, vai saber como você funciona em sua essência, não o que é superficial e sim o que está em seu coração.
Vai entender melhor seus próprios pensamentos e vontades.
Vai ser FELIZ e PROSPERO, foi o que aconteceu comigo e muitos de meus participantes, veja os depoimentos.

 


11) Como vou descobrir qual é meu Eneatipo?
Muito simples, primeiro explicamos como funciona o SER HUMANo, depois explicamos um por um dos Eneatipos, vai chegar um momento em que você vai perceber naturalmente qual você adotou em sua infância. 
A partir deste momento parece que desce uma nuvem de serenidade, passamos a nos relaxar, nosso semblante fica solto e alegre.

 


12) Como posso saber se vai funcionar comigo ?
Não existe garantia, não existe como provar, o que podemos dizer que até agora treinei mais de 3.000 pessoas e até hoje somente 3 dizem não ter encontrado seu Eneatipo. 
Eu sei porque, 2 não queria desagradar a conjuge, pois seu eneatipo assustaria-o. Outro porque queria mostrar uma imagem de "bonzinho" para a promotora de justiça. 

 


13) Quem utiliza e porquê ?
Muitas empresas depois que descobriram o Eneagrama usam Banco do Brasil, Dale Carnegie, Amil, Faculdades, Tintas Brasil, Refrigeração Mambore, e outras.

 


14) Vou conseguir encontrar e manter um ¨amor¨ ?
Quando me perguntam se faz junto com o companheiro, qual minha opinião.
Digo: faça junto se puder, o relacionamento muda 300% como disse Sheila Harumi, aprendemos a olhar o companheiro de forma diferente, muito, muito mais "saboroso".
Para quem quer conquistar outras pessoas, vai saber antecipadamente como o outro é, e dai é uma escolha. 
Alguns padrões combinam melhor outros, não significa que não vai dar certo, significa que você sabe exatamente onde está entrando, se vai pagar o preço ou é uma escolha e uma coincidência ou sorte.


15) Posso mudar o modo das outras pessoas agirem ?
Não.
Ninguém pode mudar o modo da outra pessoa agir, a não ser ela mesma.
Você vai ter mais habilidades para lidar com as outras pessoas, saber antes dela mesmo como ela age, e ai sim, você ter argumentos para convence-la a mudar seu modo de pensar.

 


16) Gosto de ser do jeito que sou, conhecendo Eneagrama meu jeito vai mudar ?
É bem provável, pois vai conhecer seus pontos cegos, e quando os conhecer, vai trabalhar para mudá-los, é a tendência de quem quer uma vida melhor.
O Eneagrama vai acrescentar à você coisas novas que o farão PROSPERAR. Não tem como não melhorar sua qualidade de vida.

 


O Eneagrama tem alguma coisa a haver com religião ?
Não ele não tem nada a haver com religião apesar de ser usado por várias religiões como a Igreja Católica, pelos Luteranos. 
Tem a haver com espiritualidade, aprendemos a ser nós mesmos, aprendemos a lidar com as outras pessoas, com o universo, passamos ter mais amor, mais dinheiro, mais PAZ de Epírito, Serenidade, Saúde.
O que mais podemos querer? 
É um sistema que não julga ninguém, não impõe nada, não diz o que é certo ou errado, justo ou injusto, ele simplesmente mostra-nos como viver, do jeito que quisermos.

PERGUNTAS FREQUENTES